RESENHA: Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle

março 15, 2019 Maria Freitas 3 Comments

Foto: Thaís Herculano

Em Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle, acompanhamos a história de duas ex-amigas, cada uma com seus problemas: Helena sofrendo com ansiedade e a dúvida entre tomar ou não aqueles remédios para o seu probleminha, e Antônia, com sua boca de caçapa, falando tudo o que pensa, sem filtro algum. Cada uma tendo que lidar com os próprios processos de autodescoberta.

O livro é contado em primeira pessoa, pelos pontos de vista das duas protagonistas. A autora consegue dar o tom certo em cada capítulo. É incrível ver o humor, ácido e dramático, de Antônia nos capítulos que ela narra e, logo em seguida, mergulhar na melancolia e na ansiedade de Helena.

Aliás, a ansiedade é muito bem narrada no livro. A maneira como a autora aborda a vergonha que a pessoa ansiosa (assim como a pessoa depressiva) sente; a vergonha de ir ao psiquiatra, o medo de que sua doença seja descoberta pelos amigos, o medo de que ninguém compreenda ou que as pessoas tratem como algo fácil de resolver, até mesmo a vergonha de dizer em voz alta que o probleminha é, na verdade, ansiedade, com todas as letras.

Todas as inseguranças, dúvidas e questionamentos são trabalhados de forma muito verossímil. É impossível não ver as duas personagens principais como humanas, cheias de falhas, defeitos e qualidades, e mais impossível ainda não perceber como a amizade delas é forte e bonita. Parecia que eu estava lendo um diário. Em alguns momentos, confesso, parecia que eu estava lendo o meu diário, mesmo não tendo passado por quase nenhum dos momentos que as personagens passam.

Foto: Thaís Herculano


Às vezes, ser um pouco egoísta é exatamente o que nos faz preservar nossa sanidade.

SINOPSE: Antônia e Helena só queriam calma e tranquilidade durante as férias. Mas era claro que não seria fácil assim. Um trabalho de literatura de última hora definitivamente não fazia parte dos planos de ninguém, ainda mais sendo em dupla! E o pior: teriam que fazer juntas. Logo elas, ex melhores amigas de infância que não se falavam há meses. No meio de muita confusão e mágoas, as duas garotas terão que se autodescobrir em uma jornada complicada, com amigos levemente intrometidos, uma vidente mal-educada e a razão do fim da amizade, que pode ou não ter origem em seus próprios problemas e traumas. Isso, é claro, se conseguirem primeiro sobreviver àquela maldita cacatua.

Título: Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle
Autor: Mareska Cruz
Editora: Agência Página 7
Número de páginas: 142
Gênero: Humor
ASIN: B07N4B25M3


Foto: Thaís Herculano

As pessoas tendem a achar que gente gorda tem que ser sempre humilde e pedir desculpas por tudo. Desculpas pelo que eu comia, desculpas pelo que eu fazia, desculpas pelo simples fato de ocupar espaço no mundo. Pois eu ocupava espaço, muito espaço, e não estava disposta a ceder nem um centímetro sequer dele.

O ponto alto do livro é a diversidade. Temos personagens negras, gordas, LGBTs, aces, embustes, garotos brancos legais, cacatuas… Além disso, é lindo ver tanta amizade e companheirismo feminino. É bonito demais ver mulheres se ajudando, conversando, se entendendo, sem disputas idiotas e forçadas.

Por ser um livro pequeno, com 142 páginas, dá para ler em um dia (é ótimo para maratonas). Mas o tamanho talvez tenha sido o maior problema para mim. A narrativa é muito rápida, as coisas vão acontecendo sem parar, sem me dar um tempinho de processar os tiros na cara que eu estava levando (e foram muitos). E, outra, queria que o livro fosse maior para eu chorar e rir muito mais com Antônia e Helena.

Agora uma observação completamente pessoal: caramba! Como esse livro fala com a gente. Qualquer pessoa que tenha algum amigo ou que tenha perdido alguma grande amizade, com certeza, vai se ver nesse livro. E é justamente por isso que eu recomendo tanto essa leitura: porque é real, é humano e, mesmo assim, capaz de arrancar boas risadas.

3 comentários:

  1. preciso nem falar que já me identifiquei com Helena, não é mexmo??!! Mas sabe um negócio que me deixa com o pé atrás? Isso da narração em primeira pessoa das duas o livro todo, eu já li um livro assim e a experiencia foi terrível!!

    Ainda não tive oportunidade de ler nada da Página 7, mas adorei, e eu tô mesmo precisando ler algo engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois pontos de vista são muito bem feitos neste livro. Sério mesmo! A autora arrasou!!!

      LEIA!

      Excluir
  2. Amei a resenha e o seu blog.
    Impecável! s2
    Beijos

    ResponderExcluir