RESENHA: Gabyanna: negra e gorda

abril 12, 2019 Maria Freitas 4 Comments

Foto: Thaís Herculano

Eles só querem transar comigo. Não querem andar no shopping de mãos dadas.

Você consegue imaginar o que é sonhar a vida inteira em ser amada pelo que é, e, a cada novo encontro, perceber que a sociedade ensinou as pessoas a verem você como alguém que não merece amor?

É o que sente Gabyanna, uma mulher negra e gorda, quase todas as vezes em que é preterida, ora pela cor da pele, ora pelo formato do corpo. Ou pelos dois. Será que ninguém vê a mulher é inteligente, bem humorada, sincera, livre e independente que ela é? Será que todas essas coisas são menos importantes?

Gabyanna é uma mulher bem sucedida em sua carreira, que viaja o mundo e vive as mais diversas aventuras amorosas. Ela não tem medo de se jogar, sair, conhecer gente, namorar. Uma mulher que supervaloriza as relações humanas e o sexo, que gosta de estar cercada por gente, curtindo os bailes e os bares. 

Foto: Thaís Herculano
Sigo em busca de alguém que goste de mim de verdade e me aceite em todas as minhas nuances. Alguém que veja além da minha cor e das medidas do meu corpo. Alguém que não olhe torto para o meu cabelo, para o tamanho da minha barriga, do meu quadril.


SINOPSE: Livro retrata as aventuras de uma jovem mulher que sonha burlar as estatísticas da solidão que tem cor.
Quem é que não sonha em encontrar alguém para viver uma história repleta de companheirismo e respeito?
De pensar que é grande o número de mulheres que anda “reclamando” das dificuldades em se deparar com um homem que queira compromisso sério. Assumir e não sumir!
Acontece que, quando a mulher é negra e gorda as dificuldades são ainda maiores. Além de já sofrerem o preconceito herdado historicamente, a elas foi negado o direito de amar.
E foi para refletir a respeito e também empoderar outras garotas que a contadora e autora do livro Gabyanna Negra e Gorda, Gabriela Rocha, decidiu escrever a respeito.
Com bom humor e reflexão, Gabriela narra desde as aventuras amorosas de Gabyanna, os conflitos com os homens, sonhos e medos da personagem, assim como aborda temas essenciais do universo da mulher negra.

Título: Gabyanna: negra e gorda
Autora: Gabriela Rocha
Editora: Schoba
Número de páginas: 182
Gênero: Ficção contemporânea e humor
ASIN: B07MXPKT7L


O livro começa com a mudança de Gabyanna para Oslo, na Noruega. Ela é a contadora de uma grande empresa e fluente em inglês desde jovem. E é aí, a partir dessa viagem, que Gabyanna começa a refletir sobre sua história e suas aventuras (des)amorosas.

Narrado em primeira pessoa, é como se sentar de frente para Gabyanna e ouvir sua eterna busca por amor e as frustrações que vêm com ela. É um livro que deixa bem claro que a solidão tem cor.

Foto: Thaís Herculano
Se ele podia namorar essa moça, por que comigo não? A escolhida era magra, loira, tinha os olhos azuis (...). Foi a partir disso que comecei a me ligar que algo era diferente. Eu não era o perfil.

Em alguns momentos, não me agradou a forma como a personagem falava sobre algumas pessoas, os termos usados soavam pejorativos. O que mais me incomodou foi o uso do termo “sapatão” que, mesmo com o tom escrachado da narradora, me deixou desconfortável. Outro momento é quando ela conta para nós a história de um dos seus relacionamentos fracassados e, ao se referir ao rapaz com o qual havia terminado, ela usa o termo “esquizofrênico” como substantivo, de maneira a diminuí-lo. Fiquei me perguntando por que não usar o nome do rapaz ao invés de reduzi-lo a uma condição psicológica que não o define.

O livro também tem alguns problemas com os tempos verbais, fiquei #perdida. Outro ponto, talvez o principal, seja o fato de que não consegui me apegar a absolutamente ninguém na história. Sequer me lembro o nome de uma das muitas pessoas que passam pela vida da Gabyanna durante o livro. E são MUITAS pessoas. Tiveram momentos onde ela introduzia um personagem em um parágrafo e dava fim a ele no próximo. Entendo que é a proposta do livro, mas é uma história muito contada e, pelo menos para mim, pouco sentida.

No entanto, apesar desses problemas, a autora Gabriela Rocha, através de Gabyanna, apresenta para nós uma história de vida real, muito verdadeira e IMPORTANTE, e a vivência dela como mulher negra e gorda é bastante enriquecedora e eu recomendo que você a conheça. Além disso, é um livro leve (apesar de triste se você tiver o mínimo de empatia), de fácil leitura e que está disponível gratuitamente no Kindle Unlimited.

4 comentários:

  1. Oi Maria! ❤️
    Acompanhei toda a saga da sua leitura e tava ansiosa pela resenha, tão ansiosa que nem fui procurar saber nada do livro, pra ser surpreendida mesmo.

    Achei a história legal, acho que gostaria de acompanhar essa história mesmo ela tendo muitos personagens, eu gosto dessa vibe.
    Eu, lendo a resenha, fiquei desconfortável com os termos que você citou, mas, como não é uma realidade minha, não me sinto capaz de opinar ainda, até porque nem li o livro. Mas parece uma história que mostra verdade, eu tô procurando histórias assim.

    Thaís lacradora nas fotos! ❤️

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e gostei muito. Gabyanna conta a história nua e crua de como as coisas são, com uma boa dose de humor. Resumindo: Conta histórias pesadas de forma leve, que nos faz refletir sobre a sociedade que vivemos. E isso com boa doses de risos! Parabéns a autora pelo livro e pela coragem em escrevê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz sempre que vejo livros nacionais sendo lidos <3

      Excluir